Gostou?

Share |

Só mais uma sobre amor e outras coisas tolas


Sempre me ensinaram que amor é para ser vivido e não racionalizado. Rebelde como sou, acabo racionalizando o amor e todos os outros sentimentos.

O amor não deveria ser o fim em si mesmo. Devia ser o meio de um caminho sem fim.

Se nossa finalidade de vida fosse apenas o amor, quando o encontrássemos estaríamos no ápice de nossas vidas. Qual o problema do ápice? É que depois dele só nos resta a decadência.

Não é a toa que tantas pessoas (inclusive eu) sofrem por amor. Depois do êxtase, mais cedo ou mais tarde, teremos que enfrentar o vazio.

Precisamos de motivações (ressalta-se o plural) para continuar vivendo. O amor não pode ser a única.

A vida está aí, sempre nos dando dicas sobre com o que nos motivar. Basta olhar em volta, de forma despretensiosa que você as encontrará.

Mas não viva por causa de apenas uma motivação. É mais ou menos como aquela regra básica de economia: não deposite todos os seus ovos numa única cesta.

Ainda há muito que se cultivar, como as amizades, as relações de parentesco, descobrir os mistérios da vida e da morte, ou, simplesmente, inventar uma receita perfeita de bolo chocolate.

Não viva só para amar alguém. Não seja egoísta.

Não viva só para ganhar dinheiro. Não adianta guardar muito dinheiro para velhice quando não se tem disposição para viajar para lugares espetaculares e gastar dinheiro em roupa já não faz muito sentido.

Não viva só para agradar os outros. Muito menos espere que os outros te agradem de volta.

Não viva só para estudar. Teoria demais sem aplicabilidade prática é uma ciência vazia.

Não viva só. O ser humano não nasceu para viver isolado como uma ilha. Precisamos das pessoas e isso é um fato incontestável.

Achar o equilíbrio nisso tudo não é uma tarefa fácil. Mas é simples achar graça na vida quando um bichinho se aninha em seu colo, quando come brigadeiro com sua melhor amiga, quando chora no ombro do seu amigo.

O amor, o dinheiro, a amizade, os estudos não são um fim em si mesmo. São apenas vários meios que utilizamos na arte de viver.

Não importa onde vamos chegar, mas é importante que, ao chegarmos, poder olhar para trás e ver um caminho às vezes florido, às vezes nem tanto. Porém, apesar de tudo, ter a dignidade de manter a cabeça erguida e dizer que valeu a pena.

1 Response to "Só mais uma sobre amor e outras coisas tolas"

  1. Anônimo says:

    Palavras perfeitas, ajudaram-me a entender algumas coisas...

Postar um comentário

Powered by Blogger